sexta-feira, 24 de julho de 2020

ESTREIA ONLINE DA LEITURA DE “ATA-ME AS MÃOS AOS PÉS DA CELA”


A atriz Rose Abdallah, estreia no dia 04 de julho, Ata-me as mãos aos pés da cela, às 19 horas no YouTube no canal da companhia Banquete Cultural que está completando sete anos. É uma livre adaptação de "Medeia" de Eurípedes com a "Medeia Material" de Heiner Müller e as "Leis da Gravidade" de Jean Teulé, e nos poemas, ensaios, escritos e entrevistas de Adélia Prado e Simone de Beauvoir. Adaptação e direção de Jean Mendonça. Esse processo está sendo realizado totalmente online, inclusive os ensaios e as fotos, e ficará no canal, durante quatro sábados, e qualquer pessoa pode acessar e assistir a leitura dramatizada. No elenco Rose Abdallah, Beth Grandi e Elton Lell.

Foto capturada pelo aplicativo Zoom por Marcia Otto.

Todo o processo está sendo feito online. A leitura dramatizada será movimentada, os atores se movimentaram pelas suas casas.
“Ata-me as mãos aos pés da cela”, escrito e dirigido por Jean Mendonça, supervisionado por Silvana Stein, interpretado por Rose Abdallah, Beth Grandi e Elton Lellis, com direção de arte de Alexandra Arakawa e, produção executiva e fotográfica de Marcia Otto, que colocou sua câmera fotográfica dentro do Zoom. 
Esta realização foi contemplada pelo edital online “Cultura Presente nas Redes" lançado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro. As apresentações online ocorrerão nos dias 04, 11,18 e 25 de julho (sábados), das 19h às 20h, no canal de YouTube da Cia Banquete Cultural. 
Sinopse da leitura dramatizada - No tempo-futuro do presente, Medeia adverte sobre sua real identidade e justifica suas ações do passado. No tempo-presente, há uma pandemia lá fora. Medeia realiza uma vídeo-chamada para Delegada. Entre delírios e lembranças, está prestes a fazer uma confissão. A Delegada, mais preocupada com o que se passa em sua delegacia, esforça-se para compreender os relatos de Medeia. “Ata-me as mãos aos pés da cela” é um experimento teatral online do mito de Medeia, encenado em tempo real. Tudo se passa através de imagens e sons captados pelos notebooks das duas protagonistas e do ator. Cada qual está em seu espaço físico, distante um do outro, conectados virtualmente. Os espectadores, como tal, veem tudo que se passa, sem interagirem”, explica o autor e diretor da peça, Jean Mendonça.
Programem-se para esta estreia às 19h no dia 4 de julho no canal de YouTube da Cia Banquete Cultural. Aproveitem, curtam e sigam a Cia pelos links abaixo para acompanharem as novidades, que serão muitas.
Facebook: facebook.com/banqueteculturalrj
YouTube: www.youtube.com/channel/UCxqppsukwrYPdNUkiPgRhLA
Instagram: @culturalbanquete
Foto capturada pelo aplicativo Zoom por Marcia Otto.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Rose Abdallah, Beth Grandi e Elton Lellis. 
Dramaturgia e direção: Jean Mendonça
Supervisão cênica: Silvana Stein
Produção e direção de arte: Alexandra Arakawa
Assessoria de imprensa: Maria Fernanda Gurgel


SERVIÇO:

Ata-me as mãos aos pés da cela – Um experimento teatral online e real time
Estreia: 04 de julho de 2020
Horário: 19 h
Local: Youtube – Canal Banquete Cultural