sábado, 18 de março de 2023

Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do Edital Retomada Cultural RJ apresentam a “QUADRILHA JUNINA – ARRAIÁ DA INCLUSÃO”.

 “Olha a chuva!”, “é mentira!”. A Festa Junina é, atualmente, a segunda maior comemoração realizada pelos brasileiros, perdendo apenas para o Carnaval. A Quadrilha Junina, Arraiá da Inclusão, acontece tradicionalmente há 50 anos no Sodalício, na Tijuca.


O evento recebe pessoas de várias localidades devido a tradição Junina e realiza uma cuidadosa decoração. Esta Festa Junina conta com as tradicionais barracas de comidas e brincadeiras. Para as crianças, brincadeiras como a barraca de pesca, jogo de argolas, boca do palhaço. Os adultos se divertem com as barracas do beijo, do correio elegante, bingo... Chapéu de palha, trança no cabelo e camisa xadrez fazem parte da caracterização da Festa Junina e aqui todos ficam caracterizados. Os balões e bandeirolas também fazem parte dos enfeites típicos dos cenários de festa junina.

 

Serão servidas comidas e bebidas típicas: milho, caldos quentes, pé de moleque, milho verde, cachorro-quente, bolo de milho, curau, pipoca, canjica e pamonha, maçã do amor, quentão. A música é parte principal do evento, pois garante a animação de todos os participantes. Sons nordestinos, com muita sanfona, triângulo e bumbo. Ritmos animados e no estilo caipira fazem muito sucesso. Para garantir a total alegria, a nossa Festa Junina contará com a divertida Quadrilha Junina da Inclusão, quadrilha com 12 pares totalmente caracterizados e um marcador. Vale ressaltar que as participantes são deficientes visuais e realizarão mais de 20 passos e marcações.

É uma festa 100% inclusiva, a começar pelo elenco que se apresentará, o acesso é fácil para todos, contamos com rampas de acesso para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida. Inclusão de diversidade com total acesso, segundo Jaque Winter, que trabalha com PCD (Pessoas com deficiência), cegos e de baixa visão desde 1998. Venha e traga a sua alegria.


No final, disponibilizaremos na íntegra, o produto através do YouTube.



SERVIÇO:


QUADRILHA JUNINA - ARRAIÁ DA INCLUSÃO


Realização: Joana Seibel Machado Produções Artísticas e Cia. Artística Eficientes Especiais.

Local: Sodalício da Sacra Família

Rua Alzira Brandão, 281 – Tijuca

DIA 12/11 a partir das 15 h.

Ingresso: R$ 5,00. (Não inclui bebida).