Release


MARIA FERNANDA GURGEL DO AMARAL nasceu no Rio de Janeiro, no dia 20 de janeiro de 1961. É jornalista formada pela Faculdade Hélio Alonso (FACHA) e produtora de TV e rádio. Trabalhou na TVE do Rio de Janeiro, onde começou sua caminhada como produtora em 1990. Em 1992 foi para Curitiba onde morou três anos e meio e trabalhou na CNT (CENTRAL NACIONAL DE TELEVISÃO) e em algumas produtoras de comerciais. Produziu dois shows e um concerto e também trabalhou na Rádio Colombo em um programa ao vivo. Retornou ao Rio de Janeiro em agosto de 1995, onde começou a trabalhar na Rádio MEC como produtora. Criou alguns programas como o "MIX CULTURAL", "O TEATRO CONTA A SUA HISTÓRIA" e o tão famoso programa "SALA DE CONCERTO". Paralelamente, cuidou também da divulgação na imprensa dos programas que produziu na Rádio MEC.

Maria Fernanda além de produtora é escritora. Tem 12 peças de teatro escritas sendo 3 montadas (2 no Rio e 1 em São Paulo) e duas publicadas pela editora Litteris – "NO REINO DE CARIMÃ" e "S.O.S. VILA VERDE" – além de vários contos, escrevendo também textos e peças por encomenda.

Cursou durante quatro anos o Curso Tablado além do Curso de Teatro do Planetário da Gávea e dramaturgia na OLAC. Foi aluna de Domingos de Oliveira e freqüentou a Oficina de Roteiro para Teatro na SBAT, ministrado por João Bittencourt, além do curso de Teatro Jaime Barcellos, onde apresentou, no encerramento, um trecho da peça "A CASA DE BERNARDA ALBA" no MAM, para uma banca avaliadora.

Durante um ano participou do curso profissionalizante da Faculdade da Cidade, sendo interrompido para poder desenvolver seu trabalho de produção na Rádio MEC.

Trabalhou como atriz na peça "PEDAÇOS DA VIDA", de sua própria autoria, realizou a montagem da peça "TEMPO DE BRINCADEIRA" de Beth Rozen com direção de Flávio Freitas, no teatro Cawell no bairro da Tijuca, e encenou "A MAIS DIVERTIDA ESCOLHINHA" de Ressy Marie Penafort, no teatro do Barra Shopping, ambas no Rio de Janeiro.

Atualmente Maria Fernanda Gurgel é produtora e assessora de imprensa freelancer além de estar escrevendo duas peças teatrais.

Fez a assessoria de imprensa para os seguintes clientes: Diretora Ligia Ferreira – irmã de Bibi Ferreira (Curso de Teatro); Poeta e Escritora Jacqueline Winter (livro "Ardente Pedaço de Mim"); Artista Plástica Ione Caldas (exposições de pinturas) – 2001 à 2003.

Realizou a Produção Executiva e Assessoria de Imprensa da peça "A Inquilina de Botafogo" de Gastão Tojeiro com direção de Ligia Ferreira no Café Teatro Correia Lima – além de cuidar da assessoria de imprensa das peças: "Fica Combinado Assim" de Consuelo de Castro, direção de Tina Ferreira (filha de Bibi Ferreira) com Herval Rossano e Laura Proença, (filha do pianista Miguel Proença) e supervisão geral de Bibi Ferreira no Teatro dos Grandes Atores – "A Louca de Copacabana", de Gugu Olimecha, com Tutuca, Luiz Magnelli, Fábio Pilar, Cláudia Vignone e Malu Prado no Teatro princesa Isabel – "Nem Tudo Está Azul no País Azul", de Gabriela Rabelo, direção de Henrique Kaladan, um musical com dez jovens atores no Teatro Ipanema e "Toda Donzela Tem um Pai que é uma Fera", de Gláucio Gill, direção Sebastião Apollonio, com André Segatti, Raquel Nunes, Roberto Guilherme entre outros no Teatro dos Grandes Atores – Todos realizados em 2003. Em 2004 cuidou da assessoria de imprensa do musical infantil "Contando de 1 a 10" de Alexandre Loureiro com direção de Tina Ferreira e supervisão geral de Bibi Ferreira; da peça "Teatro em Dose Dupla" de Bruno Rodrigues, com direção do próprio autor; da exposição da artista plástica Heloisa Falcão na Pequena Galeria da Cândido Mendes, além da peça "O Jogo" de Luiz Henrique Neto, direção de Tina Ferreira (filha de Bibi Ferreira), com Ricardo Graça Melo (filho de Marília Pêra), Patrícia Evans e Malu Prado que também assinou a produção.No início de 2005 dedicou-se a assessoria de imprensa da artista plástica Christine Moutinho que construiu uma mandala num dos carros alegóricos no desfile da Mangueira, o que rendeu matérias em diversos jornais e no dia 1° de março doou seu quadro intitulado "Brasil" para obras assistenciais sendo recebido pelos ministros Gilberto Gil e Patrus Ananias. Também cuidou da assessoria de imprensa do Bistrô Mel com Arte no Shopping Cassino Atlântico em Copacabana e do lançamento do livro "O Discurso do Câncer" da professora de lingüística da UFF, Cláudia Roncarati e para o software livre “Biblivre” para bibliotecas públicas e privadas de todo o Brasil. Em 2006 cuidou da assessoria de imprensa do Show do cantor Elymar Santos no Clube Sírio Libanês e para a peça “Tudo por Você” de Edu Mansur no Teatro dos Quatro. Em 2007 fez a assessoria de imprensa para a peça "Chacrinha" de Edu Mansur no Espaço Cultural dos Correios e em março na Sala Baden Powell e também para o Recital do pianista, radicado em Paris, Braz Velloso em benefício da Obra do Berço em setembro no Auditório Guiomar Novaes (Sala Cecília Meireles) no Rio de Janeiro. Em outubro iniciou a assessoria para o Espaço Holístico Jardim dos Sentidos em Copacabana.

Em 2008 assumiu a assessoria de imprensa e a produção executiva da peça de sua própria autoria, "Sempre Vale a Pena", uma comédia de relacionamentos composta por 5 esquetes com estréia no dia 12 de outubro e que fez parte do projeto "Teatro Depois da Praia" inaugurando um horário alternativo no Teatro Ipanema, além da 2a temporada de 19 de março à 21 de maio de 2009, no mesmo teatro. Ainda em 2009 prestou assessoria para Lúcia Schiffer Durães no lançamento do primeiro livro do Brasil sobre a tetralogia “O Anel do Nibelungo de Richard Wagner – Guia Prático do Ouvinte”.

Em 2010 realizou a assessoria de imprensa para a peça “Rádio no Ar” com Raul Gazolla e Marcos Veras no Teatro Miguel Falabella, para a comédia “Morrendo e Aprendendo” de Fábio de Luca no Teatro Princesa Isabel, para o software de Sistema de Automação de Bibliotecas – Biblivre versão 3.0, lançado na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, por ocasião do Encontro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, além do 3o Congresso da AILP (Associação Internacional de Linguística do Português) sobre a difusão da língua portuguesa no mundo que se realizou durante cinco dias na UFF com a presidente do congresso, a professora de linguística, Cláudia Roncarati.

Iniciou o ano de 2011 dedicando-se à assessoria de imprensa da peça de sua autoria “Entre Mechas e Reflexos” com direção de Myrian Pérsia no Teatro Ipanema nos meses de janeiro e fevereiro. Além disso, prestou assessoria de imprensa para a Galeria Pátria Amada e para o Espaço Cultural Correia Lima.

Em 2012 realizou a assessoria de imprensa para o parapsicólogo Fausto Oliveira e para o massoterapeuta Fernando Abreu até abril de 2013 e para a cantora e compositora Anna Gué que se apresentou durante o mês de julho no Bistrô da Lapa.

Em 2013 continuou com a assessoria de imprensa para a cantora e compositora Anna Gué que se apresentou durante o mês de julho no Bistrô da Lapa e prosseguiu com o trabalho para o terapeuta corporal Fernando Abreu.

No ano de 2014 dedicou-se a assessoria de imprensa para o Software Biblivre 4.0 com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, sob a coordenação de Ubaldo Miranda.

Em 2015 realizou a produção executiva das peças “Batom na Cueca", - teatro Arthur Azevedo e  teatro Vannucci e produção e assessoria de imprensa do espetáculo – "Em Nome do Filho”, no Centro Cultural Dejair Cardoso. (Rio de Janeiro).

Em 2016 realizou a produção e assessoria de imprensa da 2ª, 3ª e 4ª temporadas do espetáculo "Em Nome do Filho" no Centro Cultural Correia Lima e no Teatro Princesa Isabel. Também se dedicou a assessoria de imprensa da comédia "Nem Sempre é o Que Lhe Parece", com Sílvio Fróes que completou 50 anos de carreira com esta peça de sua autoria e convidou a atriz Selma Lopes que fez 70 anos de carreira para dividir o palco com ele. Além disso trabalhou na assessoria de "Viúva Capeto" escrita por Maria da Graça Correia Lima e dirigida por Angela Rechia, com um elenco de dezenove atores, a peça aborda o cárcere, julgamento e morte da rainha Maria Antonieta e da peça "Ensaio Sobre Gatsby"  em que o ator, diretor, e autor, Paulo Bond Simões, escreveu um monólogo onde interpreta oito personagens marcantes do filme no teatro. Outro trabalho realizado foi a assessoria de imprensa da Revista de História da Biblioteca Nacional que tem o objetivo de divulgar e popularizar o conhecimento histórico produzido nas universidades do Brasil e do exterior para o grande público.
Iniciou a assessoria de imprensa do Projeto Comédias Cariocas pela revitalização do Teatro Princesa Isabel com as peças "4 Na Kitchenette" e "Em Nome do Filho", com nova roupagem, que estrearão em janeiro de 2017.

Em 2017 cuidou da assessoria de imprensa da 4ª temporada da peça "Em Nome do Filho" dentro do Projeto Comédias Cariocas junto com a peça "4 Na Kitchenette" com a atriz Monique Lafond ambas no Teatro Princesa Isabel de janeiro à março.
Assessorou o lançamento da segunda edição do livro "O Poder do Clímax" do escritor e roteirista da TV Globo Luiz Carlos Maciel no Rio e em São Paulo.
Em março trabalhou também para o espetáculo "Memorial de Amor Inquieto" de Charlie Rayné com direção de Julio Luz na Casa de Espanha, para a segunda temporada em junho no Teatro Cândido Mendes em Ipanema e para a terceira no Parque das Ruínas.
Também assessorou o lançamento do livro do escritor pernambucano Marcelo Peixoto, "Cemitério Canários".

Em 2018 realizou a assessoria de imprensa para: o show da cantora Watusi em comemoração aos seus 50 anos de carreira no Teatro Municipal de Niterói, o espetáculo "Luz Vermelha" no Teatro Princesa Isabel, o infantil "Cururu, o Sapo Jururu" no Centro Cultural da Justiça Federal, a peça "Salinama - Mar de Lama" na Casa da Espanha, "Chica Boa" no Teatro Henriqueta Brieba, "Dei a Elza em Você - Um Tributo a Laura de Vison" no Teatro Vanucci, o Aniversário de 100 anos do Colégio Andrews, a Exposição "Crônica Carioca de um Rio Particular" do fotógrafo Luis Teixeira Mendes que contou com mais de 12.000 visitantes e inaugurou três novas salas no Museu da República, o show "Mistura Fina" do cantor e compositor hispano–brasileiro, OlddSimão no Beco das Garrafas e da nova exposição do fotógrafo Luis Teixeira Mendes, "Crônica de Uma Cidade Amada", também com curadoria do renomado Walter Firmo, no Palácio Tiradentes entre diversos outros trabalhos. 

Em 2019 cuidou da assessoria de imprensa para: o poeta e contista Marcelo Peixoto no lançamento de seu segundo livro de poesias "Solidão Quebrada" na Livraria da Travessa do Leblon, para a exposição da artista plástica Maria Dolores Wanderley e seus quadros, todos criados usando os recursos do iPad e impressão em Fine Art no Ipanema 159, para a artista plástica Marynete Martins e sua exposição de Expressionismo Botânico na Galeria do Gabinete de Leitura Guilherme Araújo em Ipanema entre outros trabalhos.

Em 2020 realizou a assessoria de imprensa para: a peça "Rugas - Um Espetáculo sem Botox" no teatro Gláucio Gil em Copacabana, para a peça "Café com Rivotril - Uma Comédia Tarja Preta" no Teatro Cândido Mendes em Ipanema, e para a peça "Follow Me, Baby!" de Ivan Jaf, com direção de Rose Abdallah, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, "Só Acaba Quando Termina – Crônicas do Desejo na Velhice", peça virtual no aplicativo Zoom, Live com Ernesto Piccolo e Cacá Mourthé sobre os 70 anos do Tablado, entre outros trabalhos.

Em 2021 realizou a assessoria de imprensa para: a peça "Rugas - Um Espetáculo sem Botox Online", no YouTube, para a peça "As 7 Vidas de Alva" na página do projeto no Instagram, teve a peça "Noia", de sua autoria, no Projeto Leituras Virtuais de Segunda coordenado por Ernesto Piccolo e Kikha Danttas, e para o Centenário de Maria Clara Machado. Também fez a assessoria para o Sarau Virtual Arquéthypo produzido pela atriz e produtora Kihka Dantas e aberto pelo cantor Danilo Caymmi, que fez uma participação especial onde conversou com a plateia virtual sobre sua carreira e projetos futuros, além de cantar. 

No final de 2021 e início de 2022, assessorou Márcia Mariôtto, atriz da web novela Cara a Tapa, Olavo Wyszomirski que lançou seu novo livro “AS CRÔNICAS DA PANDEMIA – SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19!” e foi a assessora no Brasil do artista hispano-brasileiro Oldd Simão com seu tão aguardado single “Yibambe”, parte de um EP de 6 faixas intitulado “The Lovers-VI”, que gira em torno do tema do amor e do Tarot. Também em 2022 cuidou da assessoria de imprensa do Sarau Virtual Arquéthypo aberto pelo cantor Danilo Caymmi, produzido pela atriz e produtora Kihka Dantas, a OPERETA INFANTOJUVENIL CABELOS ARREPIADOS, obra é inspirada no universo sobrenatural de autores como Edgar Allan Poe, Tim Burton e a estética de Edward Gorey e Alfred Jarry, para o lançamento do livro do premiado ator e diretor Paulo Reis que fez sua estreia literária com Títeres, que é o primeiro livro de uma trilogia e para a peça O CÁLICE livremente inspirado no filme "Monty Python -Em Busca do Cálice Sagrado" marcando a reabertura do Tablado.

Em 2023 realizou a assessoria da exposição da artista indígena, Zahy Tentehar, do povo Tentehar-Guajajara, assim como das peças teatrais “Circuncisão em Nova York”, "O Som e a Fúria de Lady Macbeth", “Adelaide sem censura” que abriu o Festival de Monólogos do Teatro Glaucio Gill em Copacabana, para a atriz paranaense Márcia Mariôtto,