quarta-feira, 19 de setembro de 2018

EXPOSIÇÃO CRÔNICA CARIOCA DE UM RIO PARTICULAR



No dia 23 de junho, sábado, às 15:00 h, o Museu da República estará inaugurando três novas salas de exposições ao lado do quarto onde Getúlio se suicidou. A abertura será com Luis Teixeira Mendes que vai expor mais de oitenta fotos suas, com curadoria do renomado fotógrafo Walter Firmo. A exposição, que reúne fotos do Rio de Janeiro, se chama Crônica Carioca de um Rio Particular. Há cinco anos ele se especializa em fotos desta cidade, retratando seus encantos e desencantos, seus melhores ângulos, sempre com um olhar poético.
Carioca, morador de Copacabana, apaixonado pelo Rio, faz diariamente vários cliques da cidade. São momentos em que a lente encontra a curiosidade urbana.
Quem, no Rio, nunca frequentou ou não foi ao menos uma vez à Paradise Vídeo, em Copacabana, entre 1992 e 2016? A loja revolucionou o mercado de locadoras de vídeo e era especializada em filmes clássicos, cults, europeus e nacionais. A locadora virou referência na cidade, tornando-se a preferida de cinéfilos e artistas. Entre os ilustres clientes, que alugavam filmes para composição de personagem, destacam-se: Rodrigo Santoro, Bete Mendes, Flávia Alessandra, Francisco Cuoco, Sonia Braga, Malvino Salvador, Xande Valois, Teresa Cristina, Alessandra Maestrini. Os cineastas Walter Lima Junior, José Joffily, Paulo Thiago e Silvio Tendler também eram figuras constantes.
Em janeiro de 2016, o proprietário Luis Teixeira Mendes encerrou as atividades após 24 anos de funcionamento na Rua Figueiredo de Magalhães, em Copacabana. O fechamento causou comoção no bairro, nas redes sociais, e foi matéria de capa do Segundo Caderno do jornal O Globo, que a intitulou de Paradise: O Fim de uma Era.
Mas o empresário não pretendia ficar de braços cruzados. Tornou-se fotógrafo profissional e possui estúdio também em Copacabana.
Segundo Walter Firmo, que também está lançando o fotógrafo, "Luis Teixeira Mendes pertence à nova safra  que usa a fotografia como leitura e legítima defesa do belo, dissecando temas com linguagem de luzes rebuscadas, narrando com peculiaridades de formosura, requintes formais como quem escreve uma crônica carioca com uma visão particular".
Além da fotografia, outra paixão do jornalista é o teatro. De 2005 a 2007, produziu dois espetáculos infantis no Teatro Clara Nunes, no Shopping da Gávea, A Fantasia de Pinóquio e Adorável Cinderela, conquistando um público de mais de 50 mil espectadores. Em janeiro de 2017, produziu, juntamente com Dolores Del Rio, dois espetáculos teatrais: Em Nome do Filho e 4 na Kitchenette. As peças fazem parte do projeto Comédias Cariocas, que é responsável pela revitalização do Teatro Princesa Isabel, em Copacabana, um dos pontos mais tradicionais da cidade.
Luis está sempre se reinventando e investindo em cultura. É um empresário com alma de fotógrafo e produtor de teatro.