“Adelaide sem censura” do texto “A Rainha do Rádio” de José Saffioti Filho abriu o Festival de Monólogos do Teatro Glaucio Gill em Copacabana estreando no dia 08 de agosto e fica em cartaz até o dia 29 de agosto, interpretado pelo ator Éderson Caldas e com direção de Rose Abdallah. Serão quatro monólogos a serem apresentados, um a cada mês. A produção da peça, assim como a do festival é de Filomena Mancuzo.
A Rainha do Rádio, de José Saffioti Filho, adaptada por Éderson Caldas é uma peça escrita no ano de 1976, em plena ditadura militar brasileira, tempo de repressão aos meios de comunicação e às manifestações artísticas.
A obra fala sobre a radialista Adelaide Fontana, que comanda o programa Suspiros ao meio-dia.
Guerreira e cheia de sonhos, Adelaide não se cala diante das mais diversas formas de abusos de poder e denuncia tudo o que repudia com muito humor e poesia.
No seu último programa radiofônico, veiculado à meia-noite, ela desafia os poderosos da cidade, revelando seus “podres” e apontando a hipocrisia que reina entre os notáveis da sociedade local.
Protagonizado pelo ator mineiro Éderson Caldas, o espetáculo estreou em setembro de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, seguindo em temporada por cidades do interior de Minas Gerais.
O ATOR ÉDERSON CALDAS
Formação Acadêmica: Bacharel no curso de Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga / FADIPA.
Ator e produtor:
A cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, figura entre os municípios que se destacam na programação cultural do Vale do Aço, graças a valorização e incentivo à pesquisa do processo artístico do ator ipatinguense Éderson Caldas, que completa 32 anos de dedicação ao teatro em 2022.
Éderson Caldas cursou quatro anos na escola de teatro O TABLADO no Rio de Janeiro. Atuou em vários espetáculos em turnê pelo interior do Rio. Integrou a Cia. de teatro OS FODIDOS PRIVILEGIADOS dirigida por Antônio Abujamra, onde desenvolveu um ano de leituras dramatizadas da obra completa de Bertold Brechet. Estreou o espetáculo “A resistível ascensão de Arturo Ui” com a participação do ator Paulo Autran no elenco. Foi colaborador do ciclo de leituras, “Um mergulho em Shakespeare”, no teatro da Faculdade Cândido Mendes, no centro do Rio.
Protagonizou diversos personagens no teatro e na televisão entre outras atividades artísticas. No teatro encenou peças como: A Ópera dos Horrores, Auto da Compadecida, A Megera Domada entre outras. Na Televisão participou na TV Globo dos seguintes trabalhos: Linha Direta, Sob Nova Direção, Mad Maria e do Sítio do Picapau Amarelo. É idealizador e coordenador do projeto Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário. No cinema produziu o documentário O Trem do Vale de Sávio Tarso e É Tudo Real, onde assinou o roteiro e direção.
FICHA TÉCNICA
Adelaide sem censura
Adaptação: Éderson Caldas
Ator: Éderson Caldas
Direção: Rose Abdallah
Assistente de direção: João Carlos Cardoso
Iluminação: Ricardo Meteoro
Operador de luz: Filipe Andrade
Trilha sonora original: Júnio Endrik
Figurino: Rosane Dias
Cenário: Joab Sangi
Contraregra: Roberto Rocha
Maquiagem: Diego Martins e Marcela Rosário
Foto divulgação: Dani Dornelas
Produção: Filomena Mancuzo e Marcela Rosário.
Assessoria de imprensa: Maria Fernanda Gurgel
Contato da assessoria de imprensa: (21) 99999-9263
SERVIÇO
Adelaide sem censura
Estreou: dia 08 de agosto até 29 de agosto. Todas as segundas de Agosto
Horário: 20 horas
Local: Teatro Glaucio Gill
Endereço: Praça Cardeal Arco Verde, ao lado da estação do Metrô Arco Verde, Copacabana
Classificação indicativa: 16 anos
Ingresso: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia.
PRODUÇÃO LOCAL: MANCUZO ENTRETENIMENTO