sábado, 18 de março de 2023

FESTIVAL DE MONÓLOGOS NAS SEGUNDAS NO TEATRO GLAUCIO GILL DE AGOSTO À NOVEMBRO ÀS 20 HORAS.

 


“Adelaide sem censura” do texto “A Rainha do Rádio” de José Saffioti Filho abriu o Festival de Monólogos do Teatro Glaucio Gill em Copacabana estreando no dia 08 de agosto e fica em cartaz até o dia 29 de agosto, interpretado pelo ator Éderson Caldas e com direção de Rose Abdallah. Serão quatro monólogos a serem apresentados, um a cada mês. A produção da peça, assim como a do festival é de Filomena Mancuzo.

A Rainha do Rádio, de José Saffioti Filho, adaptada por Éderson Caldas é uma peça escrita no ano de 1976, em plena ditadura militar brasileira, tempo de repressão aos meios de comunicação e às manifestações artísticas. 

A obra fala sobre a radialista Adelaide Fontana, que comanda o programa Suspiros ao meio-dia. 

Guerreira e cheia de sonhos, Adelaide não se cala diante das mais diversas formas de abusos de poder e denuncia tudo o que repudia com muito humor e poesia. 

No seu último programa radiofônico, veiculado à meia-noite, ela desafia os poderosos da cidade, revelando seus “podres” e apontando a hipocrisia que reina entre os notáveis da sociedade local. 

Protagonizado pelo ator mineiro Éderson Caldas, o espetáculo estreou em setembro de 2021, na cidade do Rio de Janeiro, seguindo em temporada por cidades do interior de Minas Gerais. 




O ATOR ÉDERSON CALDAS 

Formação Acadêmica: Bacharel no curso de Direito pela Faculdade de Direito de Ipatinga / FADIPA. 

Ator e produtor: 

A cidade de Ipatinga, em Minas Gerais, figura entre os municípios que se destacam na programação cultural do Vale do Aço, graças a valorização e incentivo à pesquisa do processo artístico do ator ipatinguense Éderson Caldas, que completa 32 anos de dedicação ao teatro em 2022. 

Éderson Caldas cursou quatro anos na escola de teatro O TABLADO no Rio de Janeiro. Atuou em vários espetáculos em turnê pelo interior do Rio. Integrou a Cia. de teatro OS FODIDOS PRIVILEGIADOS dirigida por Antônio Abujamra, onde desenvolveu um ano de leituras dramatizadas da obra completa de Bertold Brechet. Estreou o espetáculo “A resistível ascensão de Arturo Ui” com a participação do ator Paulo Autran no elenco. Foi colaborador do ciclo de leituras, “Um mergulho em Shakespeare”, no teatro da Faculdade Cândido Mendes, no centro do Rio. 

Protagonizou diversos personagens no teatro e na televisão entre outras atividades artísticas. No teatro encenou peças como: A Ópera dos Horrores, Auto da Compadecida, A Megera Domada entre outras. Na Televisão participou na TV Globo dos seguintes trabalhos: Linha Direta, Sob Nova Direção, Mad Maria e do Sítio do Picapau Amarelo. É idealizador e coordenador do projeto Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário. No cinema produziu o documentário O Trem do Vale de Sávio Tarso e É Tudo Real, onde assinou o roteiro e direção. 


FICHA TÉCNICA 

Adelaide sem censura

Adaptação: Éderson Caldas

Ator: Éderson Caldas 

Direção: Rose Abdallah 

Assistente de direção: João Carlos Cardoso 

Iluminação: Ricardo Meteoro 

Operador de luz: Filipe Andrade 

Trilha sonora original: Júnio Endrik 

Figurino: Rosane Dias 

Cenário: Joab Sangi 

Contraregra: Roberto Rocha

Maquiagem: Diego Martins e Marcela Rosário 

Foto divulgação: Dani Dornelas 

Produção: Filomena Mancuzo e Marcela Rosário.

Assessoria de imprensa: Maria Fernanda Gurgel

Contato da assessoria de imprensa: (21) 99999-9263

SERVIÇO

Adelaide sem censura

Estreou: dia 08 de agosto até 29 de agosto. Todas as segundas de Agosto

Horário: 20 horas

Local: Teatro Glaucio Gill

Endereço: Praça Cardeal Arco Verde, ao lado da estação do Metrô Arco Verde, Copacabana

Classificação indicativa: 16 anos

Ingresso: R$ 50,00 inteira e R$ 25,00 meia.

PRODUÇÃO LOCAL: MANCUZO ENTRETENIMENTO