sábado, 7 de agosto de 2021

“AS SETE VIDAS DE ALVA”

 


O projeto “As Sete Vidas de Alva” foi contemplado no Edital Retomada Cultural da Lei Aldir Blanc, e teve que se adaptar por conta da pandemia. Acontecerá no Facebook, com exibição gratuita da peça teatral gravada, uma exposição de fotografias e lives.  

O monólogo “As Sete Vidas de Alva” tem atuação de Anja Bittencourt, texto inédito de Sidnei Oliveira, e direção de Ramon Botelho e Sidnei Oliveira. 

A exposição “Crônicas da Terceira Idade”, do fotógrafo Luis Teixeira Mendes, ficará disponível ao público em um álbum exposição, também na página do projeto “As Sete Vidas de Alva”, no Facebook. 


Além disso, os diretores e atriz participarão de lives, uma delas com a participação da Dra. Denise Lutf Pedra, neurologista, pós-graduada em geriatria e membro da Sociedade Internacional para o Avanço da Pesquisa e Tratamento do Alzheimer. 


SINOPSE DA PEÇA “AS SETE VIDAS DE ALVA”:


A peça “As sete vidas de Alva” apresenta as memórias de uma senhora divertidíssima, as viagens que fez, os encontros e desencontros mais significativos da sua vida.  Enquanto espera convidados para um dia de chá muito especial, Alva conta histórias fantásticas, quase inacreditáveis, e emocionantes: foi aeromoça, viajou o mundo; casou e a lua de mel foi em Praga; teve um romance com o padeiro Charles; foi recebida na Inglaterra por Elizabeth; no Pantanal fez contato com o divino; pagou uma promessa em Aparecida do Norte; tomou uísque em Woodstock... Ao fim, restam perguntas: quantas vidas se vive numa só? Quanto de verdade e mentira carrega nossa memória? E a certeza de que boas histórias merecem ser ouvidas.


Sidnei Oliveira 

O autor Sidnei Oliveira foi ganhador do Prêmio de Melhor Texto no 1º Festival de Humor do Rio de Janeiro em 2008 com “O Mundo do Karão”. Ele tem textos publicados no livro “É Duro Ser Cabra na Etiópia”, projeto editorial de Maitê Proença. Idealizador, junto com Luis Lobianco, do coletivo Buraco Show, que  movimentou a Lapa de 2012 a 2018. 


Anja Bittencourt

“As Sete Vidas de Alva” é o terceiro monólogo da atriz Anja Bittencourt. Ela fez muitas comédias de sucesso como “TV Sátira”, com Heloísa Périssé e Lúcio Mauro Filho; “Nunca Te Vi, Sempre Te Amei”, ao lado de Rodolfo Botino e “Boeing Boeing”, com Monica Martelli. No cinema fez “Carlinhos e Carlão” com Luiz Lobianco. Na internet, pode ser vista em diversas cápsulas do Porta dos Fundos. Na TV trabalhou nas novelas “O Sétimo Guardião” e “Malhação – Toda Forma de Amar”, dentre outras.


Ramon Botelho

 Ramon Botelho escreveu e dirigiu, anteriormente, outras peças sobre mulheres. “Visitando Camille Claudel”, sobre a escultora francesa, e “Carolina Maria de Jesus, Diário de Bitita”, que conta a trajetória da catadora que escrevia em papéis encontrados no lixo e virou uma grande escritora. Ambas as peças seguem, há anos, viajando pelo Brasil. 

Luis Teixeira Mendes 

O fotógrafo Luis Teixeira Mendes foi proprietário da lendária Paradise Vídeo, locadora preferida de cinéfilos, artistas e intelectuais. É especialista em fotografia de rua, e apaixonado pelo Rio de Janeiro. Em 2018 realizou a exposição “Crônica Carioca de Um Rio Particular”, no Museu da República. Sucesso de crítica. Bateu recorde de permanência e público. EM 2019, outra exposição: “Crônica de Uma Cidade Amada” no Palácio Tiradentes. Novamente teve recorde. As duas tiveram curadoria do Mestre Walter Firmo.

FICHA TÉCNICA:

Realização: Rotunda e Bambolina Produções Artísticas LTDA

Texto: Sidnei Oliveira

Direção: Ramon Botelho e Sidnei Oliveira

Atuação: Anja Bittencourt

Coordenação Geral: Ramon Botelho

Produção: Luiz Fernando Orofino

Assessoria de Produção: Gabriela Calainho

Cenografia: Gigi Barreto

Figurinista: Juli Videla

Iluminação: Letícia Guimarães e Livs Ataíde

Trilha Sonora: Lúcio Zandonadi

Programação Visual: Rafael Pascoal

Fotografia de Divulgação: Dalton Valério

Visagismo: Andreia Jovito

Controller Financeiro: Dudu Colombiano

Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Gurgel

Montagem e Operação de Luz: Fábio Schuenck

Cenotécnico e Contrarregra: Guilherme Xavier

Produção de acessibilidade: Conecta Acessibilidade


SERVIÇO:

A peça gravada “As Sete Vidas de Alva” com acessibilidade por legendas e a exposição “Crônicas da Terceira Idade”, do fotógrafo Luis Teixeira Mendes, ficarão disponíveis, gratuitamente, com horário livre e, de 1º a 12 de abril, na página do projeto: www.facebook.com/assetevidasdealva

As lives acontecerão na página do projeto no Instagram: @assetevidasdealva