sábado, 7 de agosto de 2021

COMÉDIA DRAMÁTICA "RUGAS, ON LINE

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei Aldir Blanc, apresentam o espetáculo:“RUGAS", uma comédia dramática com direção do mestre Amir Haddad com as atrizes Claudiana Cotrim e Vanja Freitas.

As atrizes Claudiana Cotrim e Vanja Freitas vivem em cena uma série de personagens que mostram como a velhice pode ser criativa e poderosa, instigando a plateia (agora virtual) com as perguntas: ‘o que você vai ser quando envelhecer?’ ou ‘quando você se sentiu velho pela primeira vez?

Claudiana e Vanja já pesquisam o “tornar-se velho” há algum tempo. A dupla realizou centenas de entrevistas com pessoas de 40 a 80 anos. Esse material chegou às mãos do dramaturgo Herton Gustavo Gratto, que escreveu a comédia dramática ‘Rugas’. Com direção do premiado Amir Haddad,“Rugas” estreou na FITA (13ª Festa Internacional de Teatro de Angra em setembro de 2018. Fez mais de dez temporadas de enorme sucesso de público no Rio de Janeiro, e agora desembarca no mundo virtual. 

“Este é um assunto importante, tocante e delicado. Mas também bastante perigoso. Qualquer resvalo para o melodrama poderá colocar atores, personagens e a plateia num beco sem saída. Não somo eternos. Seria insuportável se fôssemos. Por isso a vida, assim como o teatro, tem que ser vivida até o fim. Como se fôssemos eternos. Eternamente velhos, eternamente novos”, avalia o diretor Amir Haddad.  

A história do espetáculo gira em torno de uma cientista gerontóloga que estuda o envelhecimento e quer fazer o tempo parar. Para isso, vai estudar no exterior e quase não tem mais contato com sua mãe. Até que um dia, durante a palestra mais esperada de sua vida, recebe um telefonema da cuidadora dizendo que a mãe está muito doente e precisa ver a filha. O que ela vai fazer?  

Músicas como ‘Meu mundo caiu’, eternizada por Maysa; ‘Fascinação’, famosa na voz de Elis Regina; ‘Bodas de Prata’, de Maria Bethânia e ‘Que será’, da Doris Day, sucesso dos anos 50, permeiam o espetáculo. 

Sinopse - Cientista que deseja fazer o tempo parar reencontra a mãe idosa e reflete sobre o envelhecimento.  

Claudiana Cotrim- Atriz e idealizadora, Diretora e Preparadora Corporal, formada pelo Centro de Artes Cênicas do MA. Desenvolveu a pesquisa “A autonomia do ator em cena”. Ministra oficinas de teatro, de ‘Postura e Oratória’(Metodologia própria). Experiência em Teatro, Cinema e TV (“De corpo inteiro”, filme sobre Clarice Lispector, de Nicole Algranti; TV tItItI, Chamas da Vida, Salve Jorge, etc. Criou o projeto Teatro na Côrte, (apresentações cênicas em espaços extra cotidianos). Ganhou o prêmio de melhor atriz em 2011 com o espetáculo solo “Medeia” no 18º Festival Nacional de Monólogo Ana Maria Rêgo) etc. 

Vanja Freitas - Atriz e idealizadora, formada na Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, faz teatro, televisão e cinema. Trabalhos: Álbum de família, direção de José Possi Neto. Clipe: Contatinho, direção de Brivilati. Cinema: 21, Mão na cabeça, direção de Milton Alencar. Dirigiu ‘'O Rinoceronte’ de Ionesco e cenas da peça ‘ Vestidos de Noiva’, ambos no Teatro Sesc da Tijuca. Participações: Malhação, A dona do pedaço. TV Globo.


FICHA TÉCNICA:

Idealizadoras do projeto:Claudiana Cotrim e Vanja Freitas

Texto:Herton Gustavo Gratto

Direção: Amir Haddad 

Elenco:Claudiana Cotrim e Vanja Freitas 

Designer de Luz: Marcelo Camargo 

Figurino, cenografia e adereços: Lorena Sender

Trilha Sonora: Máximo Cutrim

Preparação corporal: Claudiana Cotrim 

Preparação vocal: Vanja Freitas e Waldo Piano

Coreografia: Mario Cardona

Fotografia e Sonoplastia: Ana Clara Cantanhede 

Fotos de cena:Christina Amaral, Paulo do Vale e Ana Clara Cantanhede

Vídeos do espetáculo: Paulo do Vale, Breno Braga, Ana Clara Cantanhede, Gustavo Barbosa e Felipe de Holanda

Operação de luz:Brisa Lima

Designer Gráfico:Luis Monteiro (Conceito Comunicação Integrada)

Assessoria de Imprensa: Maria Fernanda Gurgel 

Coordenação de Mídias Sociais:Camila Pinheiro

Intérpretes de Libras: JDL Traduções

Edição e finalização de som e vídeos:Captura Produções

Produtores associados:Claudiana Cotrim, Vanja Freitas e Sandro Rabello.

Direção de Produção: (Sandro Rabello - D!ga Sim Produções)

Realização:Claudiana Cotrim


SERVIÇO:

RUGAS um espetáculo sem botox 

Temporada: 25 a 31 de março. (Haverá debate com as atrizes nos dias 25 e 31 de março, às 20h).

Canal:YouTube oficial de Rugas 24h por dia (https://abre.ai/rugasapeca)

Acesso GRATUITO

Duração: 1h05 

Classificação indicativa: Livre.  

Assessoria de imprensa: Maria Fernanda Gurgel 

(21) 99999-9263 |mfgurgel.assessoria@gmail.com