sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

“AS CRÔNICAS DA PANDEMIA – SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19!”, TÍTULO DO NOVO LIVRO DO ESCRITOR OLAVO WYSZOMIRSKI, FOI LANÇADO DIA 23 DE NOVEMBRO NA LIVRARIA DA TRAVESSA DO SHOPPING LEBLON.

No dia 23 de novembro, Olavo Wyszomirski lançou, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon “AS CRÔNICAS DA PANDEMIA – SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19!”. 

O livro teve duas adaptações prévias para o audiovisual, em formato de curtas-metragens, ambos premiados pela FUNARJ, através do ONDAS DA CULTURA!

A primeira premiação, ocorrida em 2020, é inspirada em um conto inédito do livro e trata de um tema delicado, infelizmente ainda mais recorrente durante a pandemia. O conto aborda a história de uma boneca de pano que sofre um relacionamento abusivo e intitula-se “DE PANO. E REMENDADA”. A direção artística deste premiado curta-metragem ficou a cargo da atriz Darília Rocha. 

Já a segunda premiação, ocorrida em 2021, trás por ora um curta-metragem com três dessas CRÔNICAS DA PANDEMIA: SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19 propriamente ditas. A condução artística de todas as crônicas adaptadas para o audiovisual ficou a cargo da produtora e performer Elaine Rollemberg. Os curtas sobre as crônicas serão mostrados no dia do lançamento na Travessa do Leblon.

Tanto o curta-metragem “AS CRÔNICAS DA PANDEMIA: SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19”, quanto o curta “DE PANO. E REMENDADA” encontram-se disponibilizados gratuitamente para exibição nos canais da FUNARJ e foram realizados sob condições pandêmicas e emergenciais, seguindo todos os protocolos.

Já o livro a ser lançado agora na Travessa é uma feliz compilação desse rico material. Trás, na sua primeira parte, 19 CRÔNICAS, que abordam os principais fatos e acontecimentos ocorridos em 2020 e em 2021. Quase todas as crônicas trazem como protagonista um “bicho”, um animal interior “liberto” durante a pandemia. Já a segunda parte do livro brinda a nós, leitores, com todo o preciosismo do texto da “BONECA DE PANO. E REMENDADA”. Bichos, ou bichos homens, ou bonecas despedaçadas e evisceradas, não importa a leitura que fizermos, não há como ignorarmos a escrita de Olavo Wyszomitski.

SOBRE O AUTOR.

O escritor Olavo Wyszomirski é baiano, radicado no Rio de Janeiro há mais de 20 anos e morador do Vidigal, comunidade que adora. 

Seu livro de estreia, LUGARES, foi elogiado por autores como Alberto Mussa e Antônio Torres e traz 7 contos de terror, ambientado em 7 lugares ao redor do mundo.

HISTÓRIAS DO VIDIGAL, o seu segundo livro de contos, teve matéria de destaque no programa GloboNews Literatura, no episódio dedicado aos autores que escreveram sobre as suas comunidades. E, na sequência, Olavo Wyszomirski publicou o livro A LÍRICA DA (IN) CERTEZA, de poemas e aforismos e, já durante a pandemia, o seu primeiro infantil, MEU AMIGO LÁZARO.

Com ilustrações belíssimas de Júlio Carvalho, MEU AMIGO LÁZARO fala sobre um tema delicado, a perda. Recentemente, esse seu primeiro livro voltado para as crianças foi adotado pela Prefeitura de São Paulo, através do programa “Minha Biblioteca”. 

SERVIÇO: 

“AS CRÔNICAS DA PANDEMIA – SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19!”

AUTOR: Olavo Wyszomirski

DIA DO LANÇAMENTO: 23 de novembro de 2021

LOCAL: Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Endereço: AV. Afrânio de Melo Franco 290 - 2º andar

HORÁRIO: das 17:30 h às 21:30 h

EDITORA: Livros Ilimitados

PRODUTORA DOS CURTAS SOBRE O LIVRO: Elaine Rollemberg