sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

DANILO CAYMMI É O CONVIDADO DO SARAU VIRTUAL DO GRUPO ARQUÉTHYPO Nº 13


No dia 19 de novembro às 20h o Sarau Virtual Arquéthypo será aberto pelo cantor Danilo Caymmi, que fará uma participação especial onde conversará com a plateia virtual sobre sua carreira e projetos futuros, além de cantar duas ou três músicas. Será a décima terceira edição, sempre produzido pela atriz e produtora Kihka Dantas. 

O Grupo Arquéthypo é formado por 10 integrantes, homenageia em cada edição um artista/poeta e recebe em média 10 artistas convidados a cada mês, além de contar com a supervisão do diretor e ator Ernesto Piccolo. O Sarau Virtual já acontece há um ano, gratuitamente e sem patrocínio até o momento, resistindo e oferecendo cultura e entretenimento.

A pandemia chegou e com ela a necessidade de isolamento levando muitos artistas à depressão. Foi então que o Grupo Arquéthypo, tendo à frente a artista Kikha Danttas, voltou-se para a internet, caminho essencial para que o grupo continuasse ativo e sobrevivendo. Surgiu então a ideia de um Sarau Virtual, com apresentação de música e poesia, uma vez que o grupo já havia desenvolvido um projeto similar de nome “100 Vitrines” em 2011. Nasceu assim o “SARAU VIRTUAL DO GRUPO ARQUÉTHYPO”, com apresentação mensal, visando fortalecer o convívio do grupo e única forma de engajamento com o público, ferramenta perfeita para expressarem-se e divulgarem o trabalho, minimizando desta forma o sentimento de solidão e desamparo. 

Como forma de estimular os participantes do grupo, convidados e atrair o interesse do público, além de ser um diferencial, passou-se a convidar artistas representativos da nossa música para apresentarem-se como participação especial, abrindo o sarau. Muitos grandes nomes já marcaram presença, dentre eles: Zezé Motta, Zeca Baleiro, George Israel, Claudio Nucci, Nico Rezende, Zé Renato e Zepa Souza.

EM 2011 foram feitas quatro edições e o nome do sarau era 100 Vitrines e foi realizado no Centro Cultural Correia Lima, no Catete.


SERVIÇO:

Apresentação e Produção: KIKHA DANTTAS

Supervisão: ERNESTO PICCOLO

Assessoria e Marketing Digital: LUCIANA GAYOSO

Integrantes: ERNESTO PICCOLO, LUCIANA GAYOSO, JOÃO MAIARA, ELIANA CASTELA, SAMIRA AZEREDO, ANA RAMOS, THIAGO MACEDO, ELIAS ARRUDA, HAROLDO CESAR e KIKHA DANTTAS.

Homenageado: THOR VERAS

Convidados: ANTONIO SCIAMARELLI, MATHIAS GOMES, OTÁVIO CASTELLANI, KATIA VARGAS, JOÃO VERAS, NAZARÉ CAVALCANTE, NINA VERAS, TÂNIA FERREIRA e RÔMULO LÓS. 

Produção: CILENE ARAÚJO

Data: 19 de novembro/2021 (sexta-feira)

Hora: 20 h

Local: www.youtube.com/kikhadanttas










O artista hispano-brasileiro Oldd Simão volta com tudo, com seu tão aguardado single “Yibambe”, que fará parte de um EP de 6 faixas intitulado “The Lovers-VI”, que gira em torno do tema do amor e do Tarot.

Cantando em português e espanhol, a nova obra do cantor, músico e produtor Oldd Simão nos abraça e nos leva pelo caminho de uma relação, contando as diferentes etapas dela, através dos resultados e significados de uma leitura do Tarot de Marseille. Passado, presente e futuro. 6 canções. "The Lovers" (os Amantes), carta número 6 do referido Tarot. Direto ao coração.

A segunda dessas faixas que chega até nós se chama “Yibambe”, e é a música número 6 do EP, o momento em que você percebe que não há nada mais importante do que se amar.

Um tema feliz, que reflete a segurança e o empoderamento de quem se ama, naquele momento em que você não quer saber mais, naquele momento em que você percebe que sua felicidade não depende de outra pessoa, mas de você.

Dentro do conceito do novo EP, Oldd Simão, como já mencionamos, o artista optou por uma carta. Neste caso o escolhido foi “O Mago” “The Magician”, uma carta que simboliza a sabedoria, a engenhosidade e o poder, que abre portas, uma carta que fala sobre a concretização dos objetivos que almejamos através da criatividade e da força da ação pessoal, certamente um trunfo.


Você pode ouvir o novo single de Oldd Simão “Yibambe” aqui:

https://youtu.be/-4cZuwUSdg8


Haroldo Oldd Simão, nascido em Salvador (Bahia, Brasil), e conhecido apenas como Oldd Simão, é um cantor, músico e produtor hispano-brasileiro radicado na Espanha.

Oldd Simão, além de cantor, é ator e dançarino, um jovem amante das artes em todas as suas manifestações, fã da cultura pop, e dos anos 80/90. Oldd vai do pop ao clássico, do jazz e R&B ao trap, adicionando sons da música brasileira e hispana.

Em 2015 o artista lançou seu primeiro álbum “Brasil dos Meus Olhos” apenas com samba, se apresentando em vários países como Suécia ou Estados Unidos, entre outros, e no festival “Caliente” na Suíça. Em 2018 lançou seu segundo álbum “Nº 7” de Música Popular Brasileira em português e espanhol onde se apresentou pela primeira vez como cantor e compositor. Lançou seu primeiro Single pop em 2019 “Sem ser perfeito” mesclando ritmos latinos com música cigana, e no ano de 2020 em plena pandemia lançou sua música “Diz pra mim” para demonstrar que a arte se adapta a tudo e que ela e capaz de trazer esperança e alegria nos momentos mais difíceis e conturbados.

Em 2021 ele lançará seu EP The Lovers. Este EP é inspirado no amor e no Tarot de Marseille seguindo a estrutura e leitura de uma jogada básica de cartas do tarot.


FICHA TÉCNICA:

Composição: Oldd Simão

Arranjo: Rubens Allan e Oldd Simão

Mixing & mastering: Noise Warfare Studio

Produção executiva: Estrella Brown Produccion

Produção musical: Lab Music Productio

Clipe: Yibambe (The Magician) 

Artista: Oldd Simão

Direção Artística: Haroldo Simão e Oldd Simão

Idealização de estilismo: Sandra Donadone

Estilismo e vestuário: Oldd Simão y Helen Collection

Hair style: Daso curls & coils by Nayara Da Souza, LanyBraid

Makeup: Haroldo Simao & Cocoa 

Músicos: Rubens Allan (guitarra) / Martha Ramos (piano)/ Marcos In Dub (sampler)

Modelos: Naomy Ndongo & Cocoa 

Realizador e editor: Michael Santofimia


SERVIÇO:

Lançamento do single Yibambe no YouTube e nas plataformas de streaming em novembro / 2021.

https://youtu.be/-4cZuwUSdg8

Nome do EP: “The Lovers”












“AS CRÔNICAS DA PANDEMIA – SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19!”, TÍTULO DO NOVO LIVRO DO ESCRITOR OLAVO WYSZOMIRSKI, FOI LANÇADO DIA 23 DE NOVEMBRO NA LIVRARIA DA TRAVESSA DO SHOPPING LEBLON.

No dia 23 de novembro, Olavo Wyszomirski lançou, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon “AS CRÔNICAS DA PANDEMIA – SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19!”. 

O livro teve duas adaptações prévias para o audiovisual, em formato de curtas-metragens, ambos premiados pela FUNARJ, através do ONDAS DA CULTURA!

A primeira premiação, ocorrida em 2020, é inspirada em um conto inédito do livro e trata de um tema delicado, infelizmente ainda mais recorrente durante a pandemia. O conto aborda a história de uma boneca de pano que sofre um relacionamento abusivo e intitula-se “DE PANO. E REMENDADA”. A direção artística deste premiado curta-metragem ficou a cargo da atriz Darília Rocha. 

Já a segunda premiação, ocorrida em 2021, trás por ora um curta-metragem com três dessas CRÔNICAS DA PANDEMIA: SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19 propriamente ditas. A condução artística de todas as crônicas adaptadas para o audiovisual ficou a cargo da produtora e performer Elaine Rollemberg. Os curtas sobre as crônicas serão mostrados no dia do lançamento na Travessa do Leblon.

Tanto o curta-metragem “AS CRÔNICAS DA PANDEMIA: SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19”, quanto o curta “DE PANO. E REMENDADA” encontram-se disponibilizados gratuitamente para exibição nos canais da FUNARJ e foram realizados sob condições pandêmicas e emergenciais, seguindo todos os protocolos.

Já o livro a ser lançado agora na Travessa é uma feliz compilação desse rico material. Trás, na sua primeira parte, 19 CRÔNICAS, que abordam os principais fatos e acontecimentos ocorridos em 2020 e em 2021. Quase todas as crônicas trazem como protagonista um “bicho”, um animal interior “liberto” durante a pandemia. Já a segunda parte do livro brinda a nós, leitores, com todo o preciosismo do texto da “BONECA DE PANO. E REMENDADA”. Bichos, ou bichos homens, ou bonecas despedaçadas e evisceradas, não importa a leitura que fizermos, não há como ignorarmos a escrita de Olavo Wyszomitski.

SOBRE O AUTOR.

O escritor Olavo Wyszomirski é baiano, radicado no Rio de Janeiro há mais de 20 anos e morador do Vidigal, comunidade que adora. 

Seu livro de estreia, LUGARES, foi elogiado por autores como Alberto Mussa e Antônio Torres e traz 7 contos de terror, ambientado em 7 lugares ao redor do mundo.

HISTÓRIAS DO VIDIGAL, o seu segundo livro de contos, teve matéria de destaque no programa GloboNews Literatura, no episódio dedicado aos autores que escreveram sobre as suas comunidades. E, na sequência, Olavo Wyszomirski publicou o livro A LÍRICA DA (IN) CERTEZA, de poemas e aforismos e, já durante a pandemia, o seu primeiro infantil, MEU AMIGO LÁZARO.

Com ilustrações belíssimas de Júlio Carvalho, MEU AMIGO LÁZARO fala sobre um tema delicado, a perda. Recentemente, esse seu primeiro livro voltado para as crianças foi adotado pela Prefeitura de São Paulo, através do programa “Minha Biblioteca”. 

SERVIÇO: 

“AS CRÔNICAS DA PANDEMIA – SOLTANDO OS BICHOS DURANTE A COVID-19!”

AUTOR: Olavo Wyszomirski

DIA DO LANÇAMENTO: 23 de novembro de 2021

LOCAL: Livraria da Travessa do Shopping Leblon

Endereço: AV. Afrânio de Melo Franco 290 - 2º andar

HORÁRIO: das 17:30 h às 21:30 h

EDITORA: Livros Ilimitados

PRODUTORA DOS CURTAS SOBRE O LIVRO: Elaine Rollemberg














A ATRIZ MÁRCIA MARIÔTTO ESTÁ NO ELENCO DA WEB NOVELA “CARA A TAPA”, QUE ESTÁ SENDO GRAVADA NO RIO DE JANEIRO E SERÁ LANÇADA PELA PLATAFORMA DE STREAMING DA BS PLAY.

 


A atriz Márcia Mariôtto, 27 anos, paranaense, nasceu em União da Vitória e foi criada em Cruz Machado no interior do Paraná onde iniciou sua carreira em 2011 numa oficina de teatro com a peça “Chuva e Neblina ao Entardecer” produzida pela Companhia Faces.

Em 2018 mudou-se para São Paulo para dar continuidade aos trabalhos. Entrou para a Agência Five (no período de 2018 / 2019), fazendo alguns workshops produzidos pela agência. No mesmo ano, iniciou seus estudos na Escola Recriarte fazendo teatro profissionalizante. Através da escola, realizou a peça “A Aurora da minha Vida” com direção de Samir Signeu e vai estrear a peça “Contaminados”, do mesmo diretor. 

Também realizou diversas radionovelas que foram escritas por Aloísio Villar e dirigidas por Luciana Toutoungi, produzidas pela SDC Produções (Saia da Casinha Produções Artísticas), entre elas: “Folhetim”, “Eu Matei Nelson Rodrigues”, “Cerimônia de Casamento”, “Confissões de uma velha senhora” entre outras. Atualmente está no elenco da novela Cara a Tapa, escrita e dirigida por Moisés Bittencourt, onde os três primeiros capítulos já foram lançados no YouTube. A novela completa, que está sendo gravada no Rio de Janeiro, será lançada no fim do ano pela plataforma de streaming da BS Play.

Em novembro estreia Contaminados online, com dezoito atores. Ela interpreta uma personagem um pouco perdida e confusa, com momentos de revolta e ironia. - “Cada um de nós atores, vai interpretar a si mesmo usando as características do homem depressivo”, diz Márcia.

Contaminados, fala sobre a vida de um rapaz que vive num mundo cinza. Ele é depressivo, ansioso, busca ajuda em outras pessoas tanto para ouvir, quanto para dialogar. A peça reflete os dias pandêmicos que estamos vivenciando.


SOBRE A ATRIZ

Márcia Mariôtto escolheu o teatro para sua vida, porque era muito tímida. Tinha muita dificuldade em falar em público. Então, resolveu ingressar em uma oficina de teatro para ver se perdia essa dificuldade. Com o tempo as coisas foram mudando e hoje o teatro modificou muito a sua desenvoltura, equilibrou a sua timidez. 

“Eu fico fascinada em como a arte é capaz de mudar vidas e nos tornar reflexivos. Ela muda totalmente a nossa percepção sobre o mundo. A gente consegue aceitar as nossas diferenças, a gente aprende a olhar pra dentro de si. Eu me sinto aberta ao novo, ao que é diferente. A arte me tornou mais confiante!” - afirma a atriz. O teatro entrou de vez na vida de Márcia.

“Sou uma pessoa muito motivada pelo desejo de aprender, de conhecer, de crescer na profissão. Chegar até onde estou chegando, não foi (e não está sendo) uma tarefa fácil. Tive medos, ansiedade. O futuro a Deus pertence!”

Ela não se vê em outra profissão a não ser na arte de atuar. Sabe que não é uma profissão fácil. Exige muito do ator é uma área muito competitiva mas ela está totalmente entregue a este ofício. “O teatro é como uma cachaça, não dá, mais para viver sem ele”, diz a atriz.

A novela “Cara a Tapa”, na qual faz parte do elenco, foi um presentão do destino! Ela recebeu o convite do roteirista e diretor Moisés Bittencourt. A novela é passada no Rio de Janeiro e ela já está de malas prontas para gravar. “Cara a Tapa é a porta de entrada, vai ser um trabalho desafiador e é muito gratificante pro meu início de carreira”, afirma a paulista Mariôtto.

Gabriel Braga Nunes é um ator que a inspira muito. É seu ídolo desde 2008. A atriz o conheceu nas noites de rock em São Paulo. “É pessoa de muita luz. Gosto muito do trabalho dele, gosto da pessoa dele. É um querido.”

Outras inspirações para Márcia são os atores: “Fernanda Montenegro que é uma das atrizes de grande inspiração pra nós artistas. Lima Duarte, Adriana Esteves, Renata Sorrah, Laura Cardoso”, são alguns dos artistas que a inspiram muito.


MAIS TRABALHOS DA ATRIZ

TEATRO

2011 - Chuva e Neblina ao Entardecer

2019 - A Aurora da minha Vida

RADIONOVELAS (2020):

- Folhetim

- Eu Matei Nelson Rodrigues

- Cabra Cega

- Cerimônia de Casamento

- Confissões de uma velha Senhora

- Amor

- Na Passarela do teu Coração

- A Farsa de uma Nação

- Soco no Estômago

- Michael

- O Descobridor dos Sete Mares

2021

- Novela Cara a Tapa (web novela) que terá 30 capítulos com roteiro e direção de Moisés Bittencourt.

- Contaminados (peça teatral em fase de montagem).